20091126233736-oleo-3

Através dos olhos de Marcelino

Fundadores 4

 

APRESENTAÇÃO DO TEMA

Como parte da comemoração do Bicentenário Marista, nos lembramos de como um homem simples, corajoso e generoso, conseguiu superar as barreiras do preconceito social e em meio à pobreza e as privações, idealizou a criação de uma família religiosa que tentará dar resposta às necessidades educativas – religiosas das crianças do seu tempo. Lembremos uma parte desta história, a história de Marcelino Champagnat.

Texto: As orígens

A missão Marista nasceu nos olhos de um jovem abandonado e pobre, João Batista Montagne. Nascido de uma história real que tem a força de um furacão.

A 28 de outubro de 1816 Marcelino, um jovem sacerdote, foi enviado para casa de um carpinteiro que vivia em Les Palais, um pouco além da aldeia chamada Bessat. Um menino de 17 anos, João Batista Montagne, estava morrendo. Não conhecia quase nada sobre a fé. Marcelino o instrui, ouve sua confissão e o ajuda a se preparar para a morte. Depois vai para visitar outro paciente próximo. Quando volta para casa dos Montagne, ele descobre que João Batista tinha morrido. O encontro com este adolescente transforma Marcelino e o convence de que Deus o estava chamando para fundar uma congregação de Irmãos para evangelizar os jovens, especialmente os mais abandonados.

Champagnat não foi à visita, foi ao «encontro» do jovem Montagne, não foi julgar ou analisar uma situação, mas para encontrar com «alguém» que, como ele, tinha uma história, uma verdade, uma realidade. Champagnat não olhou para o jovem a partir do que era dito ou do que supostamente seria um jovem de 17 anos na época. Ambos se encontraram a partir do que cada um era. Sem negar sua realidade de adulto e clérigo, Marcelino não leu essa experiência a partir dele, mas do encontro. A necessidade de o jovem veio primeiro, as leis foram concebidas para servir ao homem e não ao contrário. (Evangelizadores entre os jovens, 38)

 

PROPOSTA DE ENCONTRO E REFLEXÃO COM OS JOVENS

OBJETIVOS

  • Suscitar nos jovens uma nova visão da sua realidade, a partir da experiência Montagne de Marcelino Champagnat Montagne parte da comemoração do Bicentenário marista.
  • Aumentar a consciência entre os jovens, que o tempo para a mudança é agora e que está em suas próprias mãos.

 

MOTIVAÇÃO

Tem sido sempre dito que o futuro é o tempo dos jovens e, por que não pensar ou dizer que o tempo da juventude é agora? Ou, talvez, perguntar se não somos nós que lograremos transformar o mundo, quem o fará? Tendo em conta as diversas situações de conflito social, o que foi ou o que é o nosso papel como Jovens Maristas?

Estas podem ser algumas das perguntas que podemos fazer aos jovens antes de ver o vídeo.

Ver o seguinte Video-Clipe. “Get Stupid” – Madonna

Após a Motivação inicial e de ver este vídeo, Com que olhar queremos começar a ver o mundo? Quais lentes nos ajudariam a ter um olhar diferente daquele que estamos acostumados?

 

ENCONTRO, ESCUTA E DIÁLOGO

Atividade a realizar: Minhas Lentes – “Um olhar constante para a vida”

  • Convidar cada um dos participantes a desenvolver suas próprias lentes, cuja produção seja de maneira criativa, independentemente do desenho ou tamanho. Cada desenho terá um slogan que servirá para sua apresentação e divulgação posterior.
  • Depois de fazer as lentes, cada participante irá compartilhar a experiência que teve em fazer suas lentes, que significado tem estas lentes para ele e qual é o slogan que se desenvolveu (Se o grupo é pequeno no grupo geral… se o grupo de participantes é de mais de 20 pessoas, farão pequenos grupos de 6 ou 7 no máximo)
  • Será feita uma sessão de fotos de cada lente com o seu desenhista mostrando seu slogan, que será publicada na página do Facebook que foi criado para o encontro internacional de jovens maristas.

 

INTERIORIZAÇÃO (Conecte-se!!!)

Cada Jovem terá em mãos uma folha onde estão consubstanciados diferentes tipos de olhares, depois será sugerido que pensem para eles mesmos: O que provoca cada uma dessas miradas? Depois de um tempo de silêncio interior de 2 minutos, continuará em clima de meditação escutando a música “Miradas” de Axel.

Para finalizar, em um ambiente de silêncio e contemplação, escutarão a passagem do evangelho de Lc 10, 25 – 37 do: “Bom Samaritano”. Em pequenos grupos de três ou quatro pessoas no máximo, compartilharão o que a música e o texto do Bom Samaritano lhes provocam. Lembremos que para este espaço de reflexão, é importante partir da motivação inicial: O Bicentenário Marista.

É bom lembrar aos participantes novamente a internalizar, quais são as lentes ou que lentes são necessárias para começar a olhar para a nossa realidade dentro da nossa celebração do bicentenário.

 

EXPERIÊNCIA INTEGRADORA (Ressoar a vida)

O momento de encontro do Padre Champagnat com o jovem Montagne significou uma experiência reveladora da presença de Deus para Ele. Convidar os jovens para que identifiquem uma experiência reveladora do rosto de Deus em suas vidas cotidianas. Perguntas para refletir:

  • Quando olhamos o mundo através do olhar das crianças pobres, quais são os desafios que surgem, a que nosso coração se sente convidado?
  • Quais situações ou fatos te animam a aproveitar e celebrar a vida? Cada um dos jovens narra esta experiência numa pequena gravação de áudio não maior que 40 segundos, que pode ser iniciado da seguinte maneira: “Como parte da comemoração do Bicentenário, como Movem Marista esta experiência me gera”…

 

MATERIAIS- RECURSOS

  • Video Clipe – “Get Stupid” – Madonna
  • Música: “Miradas” – Axel.
  • Folha com diferentes olhares.
  • Discurso de Malala Yousafzai en las Naciones Unidas en el año 2014.
  • Materiais: papel, lápis de cores, tinta, fita, cola, etc (Podem ser úteis para a criação das lentes).
  • Pincéis e Canetinha.